“2 LATmetrics: Métricas Alternativas e Ciência Aberta na América Latina” acontece no Peru em novembro

Entre os dias 04 e 06 de novembro de 2019, Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco (UNSAAC), na cidade de Cusco, no Peru, receberá a segunda edição do LATmetrics: Métricas Alternativas e Ciência Aberta na América Latina. O evento é uma realização do Cite-Lab e tem como coordenadora da rede a professora Thaiane Oliveira. Os interessados podem submeter resumos expandidos para os eixos temáticos do evento de 10 de junho a 10 de julho de 2019.

O evento internacional teve sua primeira edição da Universidade Federal Fluminense (UFF) e desde o início surge como o propósito de debater sobre o uso de métricas alternativas para a circulação da ciência e práticas científicas abertas no território latino-americano. Esta segunda edição tem como proposta discutir a seguinte questão: Quais métricas alternativas queremos desenvolver para a América Latina?

Por muito tempo, a forma de avaliar a ciência em países do chamado Sul Global reproduz modelos e metodologias que não estão relacionados à realidade desses países, produzindo assimetrias na forma de avaliar a ciência global. Nesse sentido, o 2 LATmetrics procura discutir a necessidade de debater e desenvolver nossas métricas, nossos indicadores, nossos sistemas de avaliação em Ciência, Tecnologia e Inovação que refletem as demandas sociais da América Latina. Assim, esta edição reflete essa discussão, para avançar no sentido de pensar e desenvolver juntos os caminhos que queremos para a avaliação do impacto social da Ciência, Tecnologia e Inovação para a região.

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados