Laboratório de Investigação | Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação

Saber Comum | Saúde e ciência em tempos de pandemia – Aula 25: Thaiane Moreira de Oliveira (UFF)

Postado por thaianeoliveira em 23/May/2021 - Sem Comentários

“Em um contexto em que o conhecimento científico tem sido contestado, a forma deste projeto, com transmissão de aulas para a população em geral, é um importante passo de estreitar cada vez mais as relações entre o conhecimento que é produzido pela universidade e a sociedade”.

Thaiane Oliveira (CiteLab)

A professora Thaiane Oliveira, coordenadora do CiteLab, foi uma das professoras convidadas para ministrar aula sobre desinformação científica para o projeto Saber Comum, um consórcio entre universidades e instituições de pesquisa do estado do Rio de Janeiro e a Alerj, através de acordo com a TV da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. 

O projeto “Saber Comum – Educação a Distância e Divulgação Científica”  é um projeto que busca, de modo interdisciplinar, oferecer a estudantes de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento disciplinas de formação geral, que auxiliem na reflexão sobre a esfera do comum, saberes e políticas que dizem respeito à vida coletiva, à divisão de poderes na democracia e aos laços sociais. Tudo isso de forma 100% remota e transmitido pela TV aberta!

Para a professora Thaiane Oliveira, uma das organizadoras do projeto com atuação na coordenação metodológica e representante da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação esta é uma iniciativa que tem como proposta democratizar o acesso ao conhecimento científico: “Em um contexto em que o conhecimento científico tem sido contestado, a forma deste projeto, com transmissão de aulas para a população em geral, é um importante passo de estreitar cada vez mais as relações entre o conhecimento que é produzido pela universidade e a sociedade. Projetos como este, e com apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pudemos não apenas oferecer disciplinas para alunos de pós-graduação, mas também para toda a população do estado do Rio de Janeiro e outros estados do país” 

O projeto foi realizado pela cooperação entre as seguintes instituições: UFRJ, Unirio, UFF, UFRRJ, UERJ, Fiocruz, Fundação CECIERJ e TV Alerj. A coordenação é realizada pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Duas disciplinas foram ofertadas: Democracia, Desigualdades e Direitos e Saúde e Ciência em Tempos de Pandemia. Para o ano de 2021, pretende-se produzir ainda uma outra disciplina para discutir Mudanças Climáticas, tema de extrema importância e que também tem sido pauta de debate e contestação por alguns setores da sociedade em um contexto de crise epistêmica. 

A aula da professora Thaiane e as outras 52 aulas podem ser assistidas no canal do YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Para mais informações sobre o projeto visite: https://forum.ufrj.br/index.php/destaques/1155-projeto-saber-comum-oferece-disciplinas-de-pos-graduacao-a-distancia 

Skip to content