Laboratório de Investigação | Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação

Midiatização da ciência é tema do podcast Dialéticas

Postado por thaianeoliveira em 24/May/2021 - Sem Comentários

A comunicação científica mudou com o avanço das redes sociais, sobretudo a divulgação científica. Mas como as novas tecnologias e as redes sociais impactam a vida dos pesquisadores? No último episódio do ano, discutimos o artigo “Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital“, de autoria da pesquisadora brasileira Thaiane Moreira de Oliveira.

O episódio especial, com um tamanho maior que o formato atual, teve a participação do pesquisador Bruno Balacó, realizador do podcast PapoCom da Universidade Federal do Ceará.

O papo pode ser conferido em: dialéticas.com/39midiatizacao e no canal do Youtube do podcast em: https://www.youtube.com/watch?v=Y3TeXyQRHSU&list=PLApmmMpntbRfLiGoFv9ayf_ore7-g8FYj&index=14 O artigo “Midiatização da Ciência” foi publicado em 2018 na Revista Matrizes e pode ser acessado em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/147868 O artigo tinha como proposta A discutir a midiatização do trabalho acadêmico e a reconfiguração do paradigma da comunicação científica na era digital a partir de cinco esferas que organizam as dinâmicas sociais da ciência. Entrevistando 25 pesquisadores brasileiros bolsistas de produtividade que utilizam mídias sociais para divulgar e compartilhar seus trabalhos, o trabalho evidenciou a transformação da comunicação científica atual, buscando entender como diferentes áreas do conhecimento compreendem esta mudança do paradigma comunicacional pela midiatização da ciência.

Skip to content