Equipe

Docentes


THAIANE MOREIRA DE OLIVEIRA

Doutora em Comunicação Social e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos Científicos, da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, da Universidade Federal Fluminense (FEPC-Proppi/UFF). Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa “Núcleo de Estudos Estratégicos de Circulação e Políticas Científicas”. Editora-chefe da Revista Contracampo (PPGCOM/UFF) Coordenadora do Grupo de Pesquisa Laboratório em Experiências de Engajamento e Transformações da Audiência (LEETA), cujo desdobramento envolve uma parceria de cooperação internacional com a Universidade de Uppsala (Suécia). Tem pesquisado a circulação da comunicação em diferentes esferas e seus processos interacionais na produção do conhecimento, a partir de uma perspectiva voltada desenvolvimento estratégico da comunicação. Seus atuais interesses de pesquisa são: circuitos e circulação do conhecimento, comunicação estratégica e divulgação científica, indicadores de avaliação das políticas científicas.

Currículo Lattes


Discentes:


LUMÁRYA SOUZA DE SOUSA

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFF (2019). Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2016). Pesquisadora assistente da Divisão de de Inovação e Tecnologias Sociais da Agência de Inovação da UFF (AGIR/UFF). Membro do Laboratório de Experiência em Engajamento e Transformações da Audiência (LEETA), sob a coordenação da professora Thaiane de Oliveira. Atualmente é membro do corpo editorial da revista científica Contracampo, atuando como editora assistente, e da revista científica E-Compós. Tem interesse pelas áreas de identidade, comunicação comunitária, sociabilidades periféricas, engajamento comunitário, pesquisa-ação, metodologias participativas, decolonização do conhecimento, letramento midiático, interfaces entre comunicação e educação, inovação e tecnologias sociais.Desenvolveu como pesquisa de mestrado o projeto FavelAção, uma experiência de letramento midiático desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Ayrton Senna, localizada no Morro do Estado, em Niterói, no Rio de Janeiro. Atualmente, no doutorado, conduz uma pesquisa que busca entender arenas e disputas simbólicas na implementação da iniciativas de educação midiática no contexto da América Latina. Também coordena e desenvolve o projeto Mídias na Escola, que leva propostas de educação das mídias para dentro de escolas públicas cariocas.

Currículo Lattes

MARCO AURÉLIO BITTENCOURT

Técnico em Roteiro para Mídias Digitais e atualmente cursando Estudos de Mídia na Universidade Federal Fluminense. Estagiário em Produção Audiovisual pelo Fórum de Periódicos e Comunicação Científica, da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, da Universidade Federal Fluminense. Membro do Laboratório de Experiência em Engajamento e Transformações da Audiência (LEETA), sob a coordenação da professora Thaiane de Oliveira. Experiência em Escrita Criativa, Desenvolvimento de Roteiros, Edição de Vídeos e Imagens, Produção Audiovisual e Planejamento de Jogos pertinentes ao ensino técnico.

Currículo Lattes

HUGO VIRGILIO DE OLIVEIRA

Graduando em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador assistente da Divisão de Inovação e Tecnologia Social da Agência de Inovação (AGIR) da UFF; membro do Grupo de Pesquisas em Antropologia do Direito e Moralidades (GEPADIM) do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP) e do Laboratório de Experiência em Engajamento e Transformações da Audiência (LEETA). Também é colaborador na pesquisa Helping the Poor Stay Put: A comparative analysis of efforts to resist displacement in Rio de Janeiro, Brazil vinculada a Syracuse University (USA) e no Projeto Mídias na Escola que leva propostas de educação das mídias para dentro de escolas públicas cariocas. Atualmente tem experiência e interesse nas áreas de Antropologia dos Conflitos, Métodos de Pesquisa em Antropologia, Antropologia e Educação e Antropologia Urbana e nas adversidades no fazer antropológico e empírico.

Currículo Lattes

WANDERLEY ANCHIETA

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF – Niterói, Rio de Janeiro). Desenvolve pesquisas sobre visualidade, atenção e fabulação narrativa, ademais de atmosferas e cores em games e no audiovisual.

Currículo Lattes

PRISCILA MANA VAZ

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2018), Doutoranda no mesmo programa. Pesquisa a relação entre narrativas na formação de universos compartilhados em produções audiovisuais, com ênfase em entrelaçamento de contos de fadas. Possui graduação em Estudos de Mídia também pela UFF (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com atuação profissional em publicidade, marketing digital e gestão. Atualmente, seus interesses de pesquisa giram em torno de narrativas, engajamento e inovação. Atua com P&D para desenvolvimento de novos formatos narrativos. É integrante dos grupos de pesquisa Media_Müthos, LEETA e AnimaMídia.

Currículo Lattes

MARIA ELIZABETH PINTO DE MELO

Bacharel em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF no qual foi bolsista do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX-CAPES) na linha de pesquisa Mídia, cultura e produção de sentido. Seus interesses de pesquisa são processos de colonização, globalização, internacionalização e comunicação científica. Os principais problemas que investiga dentro  desses campos são as racializações e hierarquizações internacionais observando como o Brasil se relaciona com outras regiões do mundo. Seu projeto de mestrado tem como enfoque a comunicação científica entre Brasil e Portugal nas áreas de Comunicação e Informação.

Currículo Lattes

LEONARDO FARIA CAZES

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF). Mestre em História pelo PPGH-UFF, em 2017. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), em 2009. Tem interesse nas seguintes áreas: História do Brasil República, História da Educação, Ensino Superior, Reforma Universitária, Políticas Públicas, Intelectuais, Ditadura Civil-Militar. Durante o mestrado, desenvolveu pesquisa sobre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) durante a ditadura civil-militar, em que estudou a reorganização burocrático-administrativa e a repressão política na instituição. No Doutorado, estuda a formação de uma rede entre intelectuais civis ligados à UERJ e oficiais das escolas militares do Rio de Janeiro — Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e Escola Superior de Guerra (ESG). É editor-assistente do Núcleo Digital da Redação Integrada da Editora Globo (O Globo, Extra e Época), responsável pelas áreas de Checagem de Fatos, Jornalismo de Dados e Radar (produção de conteúdo com foco em audiência). No jornal O Globo, foi repórter de Educação (2010-2012) e de Livros e Literatura (2012-2017).

Currículo Lattes

SIMONE EVANGELISTA CUNHA

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela mesma instituição. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Mídias Digitais e Interativas pelo Senac Rio. Pesquisa temas relacionados a cultura digital, hibridismos entre entretenimento e política em plataformas digitais e divulgação científica.

Currículo Lattes

GLAUBER MOTA

Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) e graduando em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É bolsista em desenvolvimento tecnológico e inovação pelo PIBITI/CNPq – PIBINOVA/PDI/UFF com o projeto “Plataforma para periódicos científicos: classificações, métricas e altmetrias para revistas científicas”. Se interessa particularmente pelas intersecções entre tecnologia e comunicação.

Currículo Lattes

DÉBORA ZAVA BELLO

Aluna de graduação em estatística na Universidade Federal Fluminense. Estagiou na Agência Nacional de Saúde Suplementar onde trabalhou com desenvolvimento dos estudos estatísticos sobre mercado de saúde suplementar e pesquisas com dados secundários, como IBGE e IPEA. Atuou no projeto de iniciação à docência sobre a tutela da doutora Jéssica Quintanilha Kubrusly, onde planejava aula de exercícios sobre inferência estatística. Atualmente estuda Sistemas de Equações Estruturais orientada pelo doutor Hugo Henrique Kegler dos Santos.

Currículo Lattes

CAMILA PEREIRA DE CASTRO SIQUEIRA

Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atuou durante três anos e meio como consultora em planejamento tributário e empresarial. Durante esse tempo, escreveu por dois anos para o Jornal do Brasil, na coluna País – Sociedade Aberta. Atualmente trabalha no Núcleo de Inovação Tecnológica da UFF, onde presta consultoria e assessoria jurídica na área de propriedade intelectual e inovação. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF), estuda a produção científica no Brasil, mais especificamente patentes, relacionando-as com a institucionalização da política de ciência, tecnologia e inovação no país.

Currículo Lattes

GABRIELA DE LIMA CUERVO

Licenciada (2009) e bacharel (2010) em Ciências Sociais e mestra (2013) em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, cursa o doutorado em Antropologia na mesma instituição. É pesquisadora do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP/UFF) e do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/InEAC). Tem experiência nas áreas de Antropologia da Política e do Estado, tendo trabalhado com temáticas como política local, trocas políticas e moralidades acerca das categorias competência e desempenho em contextos de serviço público. Atualmente, interessa-se em investigar os processos classificatórios e as gramáticas atuantes nos critérios de avaliação acadêmico-científica de pesquisadores considerados de excelência no âmbito da ciência fluminense e a construção de reconhecimento/reputação nesse meio. É professora I de Sociologia da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.

Currículo Lattes

JANDERSON PEREIRA TOTH

Estudante de graduação em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É integrante do CiteLab – Núcleo de Estudos Estratégicos de Circulação e Políticas Científicas, onde desenvolve estudos voltados para compreensão da circulação e divulgação científica. Foi integrante do Polo de Produção e Pesquisa Aplicada em Jogos Eletrônicos e Redes Colaborativas (P³) e do coLAB – (meta)laboratório de comunicação, culturas políticas e economia da colaboração. Atualmente é bolsista de desenvolvimento e Inovação tecnológica (PIBINOVA/UFF) com o projeto “Desenvolvimento e aplicação de metodologia para aumento do impacto de publicações científicas da Universidade Federal Fluminense”. Já foi bolsista de extensão dos projetos “Escritório de Big Data: Fase I e Fase II”. Atua na área de analise de dados, comunidades virtuais e análise de redes sociais.

Currículo Lattes

MARCELO ALVES DOS SANTOS JÚNIOR

Marcelo Alves é pesquisador do Laboratório de Mídia e Democracia (LAMIDE), doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF e mestre pela mesma instituição. Estuda comunicação política nas mídias sociais, com foco no ecossistema de informação política e disputas hegemônicas. Entre seus interesses de pesquisa estão: relações entre sistemas midiáticos e políticos, processos de disseminação de notícias, advocacy comunicacional, múltiplas telas, economia política da comunicação e mineração de dados. Atua como professor do curso de análise de redes sociais do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) e sócio-diretor da startup Vértice Inteligência.

Currículo Lattes

SOFIA OLIVEIRA FILMO DE ALBUQUERQUE

Sofia Albuquerque é mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminenense, pesquisando atualmente a formação e reprodução de conhecimento científico a partir de uma análise da formação professores de pós-graduação em economia no Brasil.

Currículo Lattes

HULLY GUEDES FALCÃO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGS/UFF). Atualmente é doutoranda em Antropologia pelo PPGA/UFF. É Pesquisadora associada do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP/UFF) e do Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/INEAC/UFF). Integrou entre 2016 e 2017 a Comissão de Integridade Científica do Instituto Oswaldo Cruz-IOC Fiocruz. É Bolsista Doutorado FAPERJ NOTA 10. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Política e do Estado, e Antropologia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação ética, governança científica, conflitos, segurança pública, populações costeiras e territorialidades.

Currículo Lattes

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados